É o nome do Portal do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em Portugal.
Tornado público a 24 de fevereiro, assinalando o 174º aniversário da nossa fundação, no contexto do Ano Jean Gailhac, pelos 220 anos do seu nascimento.
Ut Vitam remete para a espiritualidade que nos é confiada como dom a partilhar ao serviço da Igreja e do mundo
É, por estas razões, o nome e o mote para este espaço de comunicação e de encontro.
Comungando a visão de fé e carisma recebido dos nossos fundadores – Venerável P. Jean Gailhac e Madre Saint Jean – somos impelidas pela paixão de Deus por toda a humanidade e por toda a Criação, e enviadas a partilhar a missão geradora de vida de Jesus Cristo. Com Ele, vivemos para anunciar o desígnio de vida cheia, plena, a abundância de vida para todos: Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância (Jo 10.10).
Na travessia do mundo atual, multiplicam-se as problemáticas, cada vez mais complexas, que desfiguram a Comunidade Humana, ameaçam a vida e dignidade das pessoas e do nosso planeta. Irmãs e colaboradores leigos, estamos convictos da atualidade, valor e urgência do nosso carisma e da missão partilhada.
A nossa espiritualidade move-nos em dinamismos de incarnação e de transformação
Ver e perscrutar os sinais, escutar o pulsar do coração de Cristo, reconhecendo-O presente na realidade contemporânea, nas pessoas e acontecimentos. Sabemo-nos chamadas a ser de Deus, vivendo no coração do mundo, para colaborar com Cristo na sua transformação.
Ut Vitam. Que todos tenham Vida é a energia do amor que compromete Irmãs e colaboradores leigos, impelidos a ser tecedores de esperança e de paz, de diálogo e aceitação das diferenças, de inclusão e solidariedade; empenhados em revelar a ternura de Deus e em proclamar que todos têm lugar na nossa Casa Comum.
Ut Vitam. Que todos tenham Vida é a inquietação que nos convoca a trabalhar com outros numa ação efetiva pela justiça evangélica. A cuidar da vida e dignidade de todos, em especial dos mais pobres e vulneráveis nas realidades locais onde nos integramos e a intervir, como voz dos sem voz nos lugares de decisão global. A tomar parte em respostas colaborativas para intensificar o trabalho na transformação das estruturas injustas, na defesa dos direitos humanos, desigualdades globais, migração e cuidado da Terra.
Ut Vitam. Que todos tenham Vida é o dinamismo de esperança que nos compromete na educação das novas gerações. Semeamos, cuidamos da sua transformação e confiamos no seu posicionamento e intervenção futura a favor de causas humanitárias e do bem comum, participantes em serviços de liderança transformadora de estruturas.
Ut Vitam. Que todos tenham Vida é a vitalidade que brota do enraizamento em Deus, do encontro orante com o Senhor da Vida, do fortalecimento em comunidade, sinal profético de Comunhão e apelo à construção de um “NÓS sempre maior”. Uma identidade que se revê no vínculo filial a Maria e Seu Imaculado Coração, que sempre inspira a ser presença atenta e atuante, para que não falte a alegria e a ousadia da novidade do Evangelho.
Ut Vitam é o nosso portal.
Com identidade, abertura, pluralidade de abordagens e reflexão.
Um espaço de comunicação, encontro e reflexão, para que todos tenham Vida.
M.ª Teresa Nogueira, RSCM