Para que Todos tenham Vida e a tenham em Abundância!
Chamadas a ser Religiosas hoje
A formação deverá ter as características da
iniciação ao seguimento radical de Cristo. Uma vez que o fim da vida consagrada consiste na configuração com o Senhor Jesus, é necessário levar à prática um itinerário de progressiva assimilação dos sentimentos de Cristo com o Pai.
(cf. Partir de Cristo, 18)
Resposta a um chamamento
Como Religiosas do Sagrado Coração de Maria somos chamadas a uma caminha na fé, a uma vida de relação cada vez mais íntima com Deus; a viver o Evangelho de um modo autêntico, a continuar a missão de Jesus Cristo que veio para que todos tenham vida.
(cf. Constituições IRSCM 1)
O desenrolar progressivo no tempo, do chamamento de Deus e a nossa resposta, é a essência da nossa formação como Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Este chamamento a seguir Jesus Cristo, não é feito de uma vez para sempre, é um convite a uma resposta quotidiana ao amor transformador de Deus, em cada uma de nós e em todas como Instituto. Nesta resposta o nosso modelo é Maria, mulher de fé, mulher cheia do Espírito, a pobre de Yavé, aquela que acolheu todas as coisas e as meditou no seu coração, a que ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática e a que no amor gerou Jesus Cristo e O fez nascer para os outros.
(cf. Constituições IRSCM 56)
O Espírito de Deus é o agente principal da nossa formação
Abertas ao Espírito de Deus, que é o agente principal da nossa formação, cada uma de nós é a primeira responsável em responder continuamente à acção de Deus na sua vida. Reconhecendo que todo o crescimento humano se realiza num contexto de relacionamento com os outros, encorajamo-nos mutuamente em comunidade a responder à conversão constante que Deus quer de nós.
(cf. Constituições IRSCM 58)
Processo de toda a vida
A nossa formação é a de um Instituto apostólico. É um processo de toda a vida, partilhado em comunidade, que envolve: crescimento pessoal em integridade e santidade, interiorização do Evangelho numa vida de castidade, pobreza e obediência; crescimento humano, intelectual, profissional e desenvolvimento dos nossos talentos; crescimento no amor e no espírito do Instituto; contínuo aprofundamento bíblico, teológico e eclesial; profundo compromisso com a missão de Jesus e da sua Igreja, dando particular atenção ao apelo à justiça e à solidariedade com os pobres.
(cf. Constituições IRSCM 57)
Etapas e áreas de formação
É um processo que se vai realizando gradualmente através de diferentes etapas – desde o primeiro contacto com a pessoa responsável pela
pastoral vocacional, passando pelo
pré-noviciado,
noviciado,
profissão temporária e
profissão perpétua.
Em cada etapa, descobrimos e aprofundamos o apelo de Deus e a nossa participação no carisma do Instituto.
Os programas de formação contemplam três áreas:
Chamadas a ser pessoas integradas em comunidade
Chamadas a enraizar-se em Deus
Chamadas a ser discípulas em Missão.
O processo no seu conjunto supõe continuidade, clareza e criatividade. Cada uma destas etapas exige um discernimento adequado, acompanhamento pessoal e avaliação.