Como Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria partilhamos a nossa missão com colaboradores leigos, parceiros e fornecedores. Em todas as obras e ministérios, fiéis ao espírito de fé e zelo do nosso Venerável fundador Jean Gailhac, cultivamos uma Ética do Cuidado na promoção de vida e dignidade para todos.
Com este propósito, disponibilizamos o Canal de Ética do Coração de Maria, onde poderá comunicar irregularidades, condutas inadequadas ou incumprimento de normas internas. Todas as comunicações são tratadas de forma independente e confidencial, garantindo a proteção dos seus dados pessoais, podendo manter o anonimato, assinalando esta opção no formulário.
O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria assegurará uma resposta a todas as situações comunicadas.
A decisão de reporte deve ser tomada de forma consciente, ponderada e honesta.
Perguntas frequentes sobre o Canal de Ética do Coração de Maria
O que é o Canal de Ética do Coração de Maria?
O Canal de Ética do Coração de Maria é um canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, gerido em parceria com a BDO CONSULTING, ao qual poderá recorrer para reportar situações observadas ou suspeitas que violem normas legais ou internas.
De que forma posso reportar uma denúncia?
Poderá reportar a sua denúncia de forma anónima, mas no caso de optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente confidencial, garantindo assim a sua segurança e a inexistência de qualquer ação por parte da organização que o prejudique.
Qual o tipo de denúncias que posso fazer?
São consideradas irregularidades os atos e omissões, dolosas ou negligentes, imputados à conduta de Colaboradores ou membros do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria desde que afetem uma pessoa ou a Instituição, relacionadas com qualquer conduta antiética ou ilícita, incluindo a violação dos valores ou padrões éticos definidos no Ideário Comum, no Código de Conduta ou em outras políticas e manuais em vigor na organização.
Posso ser prejudicado por apresentar uma denúncia?
Não. O canal de denúncia foi desenvolvido garantindo a segurança total dos seus dados no registo de denúncias e, neste sentido, foram desenvolvidos mecanismos de controlo interno que impedem que a sua denúncia seja direcionada a colaboradores envolvidos na situação relatada.
Que informações devo fornecer quando reportar a denúncia?
É importante que forneça todas as informações e detalhes possíveis ao longo da sua exposição, para possibilitar o devido apuramento dos fatos.
Como posso acompanhar a minha denúncia?
Na conclusão do registo de uma denúncia, será atribuído, automaticamente, um código de acesso, que permitirá que aceda à sua denúncia para acompanhamento da evolução do seu tratamento. É importante referir que, sem este código, não é possível o acesso e o acompanhamento da denúncia registada. Certifique-se que guarda o código em local seguro.