O Centro de Espiritualidade Jean Gailhac na Costa Nova, celebra 25 anos de vida.
Um sonho que nasceu do coração do Instituto quando se celebrava o centenário da morte do Padre Jean Gailhac. Estávamos em 1990 e as irmãs em Portugal foram consultadas sobre o que desejavam que se realizasse nesse ano jubilar. Uma das sugestões mais acarinhadas foi a criação de um Centro de Espiritualidade.
As condições naturais da Costa Nova, próximo do mar e da ria da Aveiro, permitiam um encontro com a natureza potenciador do recolhimento e oração.
Foi ali que em 1998 se ergueu o CEJG. Um edifício revestido a tijolo porque segundo o responsável pelo projeto, o Arquiteto Corsépius, “tivemos sempre presente a insuficiência do ‘barro’ de que nos servimos para moldar a casa. Gostaríamos que os tijolos tão sistematicamente usados prefigurassem os outros tijolos que se irão acrescentar, daqui em diante, para completar o Centro, infundindo-lhe o verdadeiro caráter para que foi construído”.
O CEJG assume-se como um Centro de Fontes e Dinamização da Espiritualidade das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
É um local de oração, reflexão e formação aberto a todos.
É a partir dele que as Irmãs do Coração de Maria se inserem na comunidade paroquial como leitoras, ministras da comunhão, membros do grupo coral, visitadoras de doentes ou catequistas. Fiéis ao espírito de fé e zelo do seu fundador, são mulheres de espiritualidade que escutam o coração do mundo e levam uma voz profética e de esperança a todos quantos as procuram no CEJG ou com elas se cruzam na vida paroquial e comunitária da Costa Nova.
Celebramos agradecidos a vida e doação de tantas irmãs. Mulheres que foram e são "tijolo" desta casa que acolhe o encontro pessoal e com Deus para que todos tenham vida!