Quem somos e onde estamos
Somos um Instituto religioso apostólico, internacional, fundado a 24 de fevereiro de 1849, chamado a partilhar a missão geradora de vida de Jesus Cristo.
Em Portugal, iniciámos a nossa ação em 1871, ao serviço da educação na cidade do Porto, dando resposta à necessidade de formação das novas gerações numa perspetiva cristã e integral.
Desde então, a presença do Instituto em Portugal foi-se expandindo para o interior e litoral, meio rural e urbano, numa abertura de resposta às necessidades de cada tempo.
Hoje estamos em 22 comunidades, de norte a sul de Portugal e numa comunidade em Zumalai, Timor-Leste, expressando a nossa missão numa diversidade de serviços e respostas como Colégios, Lares Universitários, Obra Social do Sagrado Coração de Maria, Pastoral Paroquial, Centro de Espiritualidade Jean Gailhac e Projetos de colaboração com outros.
A comunhão eclesial e a internacionalidade do nosso Instituto são dons valiosos que alargam a nossa compreensão e intervenção no mundo global. Em todas as nossas obras e ministérios - nós, religiosas do sagrado coração de maria e colaboradores - cooperamos com a ação de Deus para a transformação do mundo, pelo nosso compromisso no desenvolvimento integral e na libertação da pessoa humana.
O Pe. Jean Gailhac
Nasceu em Béziers, no sul de França, a 13 de novembro de 1802, no seio de uma família cristã de 7 filhos.
Desde muito cedo demonstrou grande generosidade e amor ao próximo, crescendo nele o desejo de conhecer mais Jesus e de se dedicar todo à obra de Deus: "Quero ser padre e hei-de sê-lo, só para Deus e para os outros".
Foi ordenado em 1826 na diocese de Montpellier. Foi professor de seminário e capelão hospitalar onde contactou com toda a espécie de doentes: soldados, prostitutas, velhos indigentes da cidade e redondezas. Tocava-o em particular as mulheres vítimas de prostituição e os seus filhos, por isso comprou em 1834, uma casa ampla e com pátios grandes, em Béziers, onde tem início a obra a que dá o nome de Bom Pastor.
A 24 de Fevereiro de 1849, com 6 mulheres decididas a entregar a sua vida a Deus, fundou o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
A fé e zelo do Padre Gailhac não tiveram limites. Dotado de um coração sem fronteiras, lembrava às Irmãs: "A verdadeira finalidade do vosso trabalho e da vossa dedicação é fazer Deus conhecido e amado, enraizá-lo de maneira inabalável nas pessoas que vos são confiadas" Depois de uma vida cheia de entrega ao próximo e serviço a Deus, Jean Gailhac morreu a 25 de janeiro de 1890, em Béziers.
A Mére S. Jean
Apollonie Pelissier nasceu a 2 de fevereiro de 1809 em Murviel, uma localidade a poucos quilómetros de Béziers. Era a mais nova de quatro irmãos e a única menina.
Casou com Eugène Cure, amigo de infância de Gailhac e benfeitor do Bom Pastor. Gailhac era visita assídua dos Cure e diretor espiritual do casal.
Quando em 1848, morreu Eugène Cure, Apollonie mergulhada em profunda tristeza, ofereceu-se a Gailhac para fazer parte da comunidade das religiosas que este pensava fundar para governar o Bom Pastor.
As suas qualidades de liderança e administração foram fundamentais para a criação do Instituto de que foi a primeira Superiora Geral tendo assumido o nome de Mére S. Jean. Foi uma mulher de profunda confiança na visão de Gailhac, de resiliência e de fé em Deus e na missão do Instituto
A Espiritualidade do Coração de Maria
A nossa caminhada na fé, é de total compromisso no seguimento de Jesus Cristo, na transformação pessoal n'Ele e na transformação do mundo.
Maria, fiel discípula de Jesus, ensina-nos a escutar o Coração de Deus e o Coração do mundo, e a cooperar na missão salvífica.
O Espírito do Instituto é um espírito de fé e de zelo que se manifesta nas nossas vidas por grande simplicidade, profunda humildade, uma renúncia que nos liberta para responder ao apelo de Deus, um desejo ardente de proclamar o Evangelho e de nos opormos aos valores que lhe são contrários e um amor ativo ao povo de Deus.
Partilhando o dom específico do Espírito concedido aos nossos fundadores, inserimo-nos nas realidades da Igreja e do mundo, numa atitude de abertura aos sinais dos tempos, fidelidade criativaecolaboração com outros. A contemplação, a interioridade, a escuta da Palavra, ajudam-nos a cultivar a relação de intimidade com Deus e o reconhecimento da Sua presença na vida da Igreja, do mundo e daqueles a quem servimos. Em comunidade, desenvolvemos o apreço pelas diferenças, o apoio, interpelação e estímulo na nossa consagração. Em qualquer idade ou circunstância da vida participamos da missão do Instituto pela integridade e pelo testemunho da nossa vida.
A Missão do Coração de Maria
“PARA QUE TODOS TENHAM VIDA”
Nós, Religiosas do Sagrado Coração de Maria, um Instituto Religioso Apostólico Internacional, somos chamadas a partilhar a missão Geradora de Vida de Jesus Cristo.
O desafio do Evangelho e o espírito de fé e zelo que marcaram os nossos fundadores, Jean Gailhac e Mère St. Jean, e as nossas irmãs fundadoras, impulsionam-nos a responder às necessidades do nosso tempo e a trabalhar com outros numa ação efetiva pela justiça evangélica. Enviadas a promover a vida e dignidade de todos os nossos irmãos e irmãs, neste momento, colocamo-nos a nós mesmas e aos nossos recursos ao serviço daqueles que têm mais necessidade de justiça tornando os fracos, os mais necessitados, os marginalizados, os sem voz, capazes de trabalharem efetivamente pelo seu próprio desenvolvimento e libertação.
Somos chamadas a ser comunidade, a conhecer e celebrar o amor de Deus por nós e a tornar esse amor conhecido por outros. Ao inserir-nos mais profundamente nas realidades da Igreja e do mundo, usamos os nossos talentos individuais e como corpo para trabalhar, de maneira criativa, nos diversos ministérios para a promoção da justiça.
Maria é o nosso modelo, ao procurarmos estar abertas ao Espírito, centrar as nossas vidas em Jesus Cristo, ser mulheres de oração e compassivas e dar testemunho autêntico e alegre dos valores Evangélicos, onde quer que estejamos.
Declaração da Missão das RSCM
Ratificada pelo Capítulo Geral: julho 1990
Ser irmã do Coração de Maria
Deus chama!
A resposta ao chamamento de Deus não é feita de uma só vez. É antes, um convite a uma resposta quotidiana ao amor transformador de Deus, em cada uma de nós e em todas como Instituto.
É um caminho de formação que se vai realizando gradualmente através de diferentes etapas - desde o primeiro contacto com a pessoa responsável pela pastoral vocacional, passando pelo pré-noviciado, noviciado, profissão temporária e perpétua.
Os programas de formação contemplam três áreas:
- Chamadas a ser pessoas integradas em comunidade
- Chamadas a enraizar-se em Deus
- Chamadas a ser discípulas em Missão.
O Espírito de Deus é o agente principal da nossa formação e Maria, mulher de fé, mulher cheia do Espírito, aquela que acolheu todas as coisas e as meditou no seu coração, é o nosso modelo.
Se sentes que Jesus Cristo te chama a segui-Lo no Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, podes contactar-nos através da Irmã Isabel Grangeon para o seguinte e-mail: isabel.grangeon@irscm.pt.