Menu Fechar

GESTO SOLIDÁRIO AJUDA JOVENS TIMORENSES A VIR À JMJ

Desde 2013 que as Irmãs do Coração de Maria estão na comunidade de Zumalai na Diocese de Maliana – Timor. Ali desenvolvem a Missão de promover a vida, através da evangelização, educação e desenvolvimento integral da população, em especial, das crianças e jovens.

À comunidade de 4 irmãs durante o verão têm-se juntado grupos de jovens e adultos dos Colégios e Obra Social do Instituto em Portugal, realizando ali um mês de missão.

Inverter a rota da Missão

Em 2023 a Missão inverterá a rota e serão os jovens timorenses a vir ao Portugal e a inserirem-se na participação da JMJ com o Coração de Maria.

O Gesto Solidário insere-se nas comemorações do ano Jubilar do fundador do Instituto. A província portuguesa quer marcar o Ano Jean Gailhac cumprindo o seu coração sem fronteiras. Envolver-se neste Gesto é, também, uma forma concreta de cumprir o sonho do Papa Francisco e trazer as periferias da Igreja e do mundo para o centro da celebração, da partilha e do encontro.

Um gesto nacional que ganha forma em cada realidade local

Lançado a nível nacional, o Gesto Solidário ganha diferentes formas conforme a realidade local onde as Irmãs se inserem (Colégios, Obra Social, Pastoral Paroquial ou Lares Universitários). A partir de 30 de abril, a partilha de toda a província será enviada para Conferência Episcopal de Timor, ajudando assim à participação de jovens daquele país na Jornada Mundial da Juventude que decorre na cidade de Lisboa entre 1 e 6 de agosto deste ano.

Como corações tecedores de esperança e da ternura de Deus, toda a família do Coração de Maria em Portugal se lança neste abraço aos jovens de Timor e sonha inverter a rota da Missão para que todos tenham vida e a tenham em abundância.